Enem 2012 – Cartão de confirmação e provas

diariodecontagem.com.br
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012 já estão sendo distribuídos.
Os candidatos receberão o Cartão de Confirmação da Inscrição no endereço que informaram no ato de inscrição no prazo máximo de até o dia 26 de outubro de 2012. O documento também poderá ser impresso pelo próprio interessado, bastando acessar a página de acompanhamento da inscrição.
O Cartão de Confirmação da Inscrição trará informações elementares para o candidato, tais como a data, o horário e o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira, bem como o seu número de inscrição, a solicitação de certificação do Ensino Médio e, se for o caso, a indicação de necessidade de atendimento diferenciado ou específico.
portoamazonas.com
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem nos dias 03 e 04 de novembro de 2012, sendo aplicadas em todas as unidades da federação. Serão quatro provas objetivas, contendo 45 questões cada uma, e uma prova de redação.
No primeiro dia (sábado) serão aplicadas as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de quatro horas e trinta minutos.
Já no segundo dia (domingo) serão aplicadas as provas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração um pouco maior, de cinco horas e meia.
Por falar sobre tempo, é preciso também atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões que darão acesso aos locais de prova: serão abertos pontualmente às 12h e fechados às 13h, considerando o horário oficial de Brasília. Recomenda-se que cada candidato faça o trajeto até o local de prova antes da data do Exame, para conhecer o local e assim evitar possíveis imprevistos.
A prova de redação, segundo o recém publicado guia A Redação no Enem 2012, exigirá do estudante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a

serem avaliados relacionam-se às “competências” que os estudantes devem ter desenvolvido durante os anos de escolaridade.

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro e o resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro de 2012.
Histórico – O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.
Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.



Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio.


Confira: Edital Enem 2012

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>